Pular para o conteúdo principal

✔️Artigos Científicos


imagem: www.canva.com/design
     


Aqui, a ideia é que você possa acessar e conhecer a perspectiva da ciência acerca do Kahoot! na educação. Você ecncontrará algumas sugestões de Artigos sobre pesquisas científicas, selecionados sobre esta plataforma como recurso didático, específicamente voltada para o ensino da Língua Inglesa. Aproveite a leitura!

Segue resumo do Artigo: VIVENCIANDO INGLÊS COM KAHOOT

Resumo: Este artigo visa a apresentar duas atividades elaboradas na plataforma digital Kahoot que fazem parte de uma unidade didática para o ensino de inglês como língua estrangeira  e  analisar  seu  potencial  para  o  desenvolvimento  de  aprendizagem significativa, segundo Carl Rogers. Para o autor, esse tipo de aprendizagem parte das necessidades  e  interesses  do  aprendiz  e  deve  fazer  sentido  em  sua  vida  pessoal, mobilizando aspectos emocionais e cognitivos. O Kahoot foi utilizado com o intuito de inserir  um  recurso  tecnológico  interativo  que  se  apropria  de  elementos  dos  jogos (gamificação)  para  engajar  os  usuários  na  aprendizagem  de  língua  inglesa.  Essas atividades foram aplicadas em três aulas de sessenta minutos para duas alunas de dez e quinze anos e objetivaram descrever características físicas e da personalidade de duas pessoas  famosas  indicadas  pelos  aprendizes.  As  atividades  fazem  parte  da  unidade didática cujo objetivo  é  ensinar  como  descrever  pessoas  famosas.  Percebeu-se  que o trabalho proposto foi adequado para o desenvolvimento da aprendizagem significativa.

 PALAVRAS-CHAVE: Recurso educacional digital. Jogos. Aprendizagem significativa. Ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira.

Artigo completo disponível : www.researchgate.net/publication, Acesso em 20/03/2021.


Segue resumo do Artigo: Experiências de aprendizes de inglês da educação superior com o Kahoot: a colaboração e a multimodalidade em jogo.


    Resumo: Neste texto, relatamos uma experiência de ensino-aprendizagem de língua inglesa com o uso do Kahoot, numa perspectiva que alia a pedagogia dos multiletramentos (COPE;KALANTZIS, 2000, 2009; KRESS, 2010; LEMKE, 2010; PAESANI; ALLEN; DUPUY, 2016; ROJO,2012) à aprendizagem colaborativa (DONATO; MCCORMICK, 1994; FIGUEIREDO, 2005,2006, 2015, 2019; LANTOLF; APPEL, 1994). Tal investigação se justifica pelo fato de que é preciso saber lidar com as constantes mudanças contemporâneas relativas às práticas multiculturais suscitadas pela globalização, bem como às linguagens multimodais proporcionadas pelos avanços tecnológicos. Este estudo de caso foi realizado em um contexto de educação superior com sete participantes que estavam cursando Letras-Inglês no primeiro semestre de 2018. Os dados apresentados provêm da descrição da atividade, das respostas dos participantes a questionários e das narrativas de aprendizagem escritas por eles. Como resultados destacam-se, principalmente, a promoção de práticas de leitura de textos multimodais e o desenvolvimento do diálogo colaborativo.

    PALAVRAS-CHAVE: Multiletramentos; Colaboração; Kahoot; Aprendizagem de línguas.


Artigo completo disponível: www.researchgate.net/publication . Acesso em 20/03/2021. 


Colaboradores

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

✔️Informações e relatos para sala de aula:

Foto:  pinterest.com "Sou o Diretor Executivo de Tecnologia da Informação e Aprendizagem da Greenwood College School em Toronto, Canadá. Como parte de minha função, cuido do portfólio de tecnologia que ajuda os professores a enriquecer o aprendizado. Por causa do COVID-19, uma das minhas principais prioridades tem sido encontrar novas maneiras de apoiar e energizar os professores, bem como equipá-los com ferramentas poderosas para o ensino presencial, híbrido e à distância. Kahoot! tem sido parte integrante do nosso kit de ferramentas. Até onde me lembro, ele está inserido na estrutura do aprendizado de nossa escola e é uma das ferramentas mais populares entre nossos professores. Os alunos também adoram! Quando eles ouvem o Kahoot! música, seus olhos se iluminam e eles ficam animados. É ótimo para gamificar o aprendizado e construir uma comunidade. Atualizando para Kahoot! A EDU e a obtenção de uma licença local nos ajudaram a capacitar nossos educadores com as ferramentas para co

✔️Tutoriais em vídeo

Foto: pexels.com/photo       QUE TAL EXPERIMENTAR?! Abaixo você encontrará vídeos com informações sobre como usar o Kahoot! ou veja o Tutorial básico na nossa pagina aqui . Tutorial sintetizado sobre como utilizar o kahoot  para propor um quiz interativo. ✔️ Tutorial detalhado com uso do app na pratica. ✔️ Para ampliar seu conhecimento sobre o uso do aplicativo vc pode acessar  aqui   e saber sobre o que os artigos científicos falam sobre o uso do Kahoot! para o Ensino da Língua Inglesa. Colaboradores LUCIANA MARTINS MARCIA FERREIRA BRANDAO

✔️Comentários Pessoais das Autoras

  Foto:  gettyimages.com.br     O objetivo de nossa proposta é mostrar a utilização da plataforma chamada Kahoot! sendo utilizado com o intuito de inserir um recurso tecnológico interativo que se apropria de elementos dos jogos (gamificação) para engajar os usuários na aprendizagem da língua inglesa. Visão de Marcia Ferreira Brandão Pensar em diversificar a forma de ensinar, é sem dúvida um dos desafios mais legítimos da educação e o uso da tecnologia tem se tornado o meio para chegar este fim. Com o uso do Kahoot! não foi diferente; Minha breve experiência no trato com a paltaforma, possibilitou vislumbrar diferentes possibilidades no que se refere ao ensino aprendizagem, e todas estas possibilidades , me pareceram positivas, no sentido de engajar estudantes de diferentes fases de aprendizado (potencial de promoção da equidade), estimular a motivação pessoal, despertar curiosidade e ter caráter de jogo que traz sentimento de satisfação, foram as características que mais me atraíram n