O objetivo de nossa proposta é mostrar a utilização da plataforma chamada Kahoot! sendo utilizado com o intuito de inserir um recurso tecnológico interativo que se apropria de elementos dos jogos (gamificação) para engajar os usuários na aprendizagem da língua inglesa.
Visão de Marcia Ferreira Brandão
Pensar em diversificar a forma de ensinar, é sem dúvida um dos desafios mais legítimos da educação e o uso da tecnologia tem se tornado o meio para chegar este fim. Com o uso do Kahoot! não foi diferente; Minha breve experiência no trato com a paltaforma, possibilitou vislumbrar diferentes possibilidades no que se refere ao ensino aprendizagem, e todas estas possibilidades , me pareceram positivas, no sentido de engajar estudantes de diferentes fases de aprendizado (potencial de promoção da equidade), estimular a motivação pessoal, despertar curiosidade e ter caráter de jogo que traz sentimento de satisfação, foram as características que mais me atraíram nesta plataforma.
Visão de Luciana Martins
Como estudante, eu sempre tive muitas dificuldades para aprender e manter o foco nos estudos. Até mesmo coisas que me interessam (como aprender a língua japonesa) são um pouco difíceis se não existe um senso de recompensa. Durante minhas tentativas em decorar os Kanjis da língua japonesa (são símbolos que carregam um significado inteiro de uma palavra) eu me deparei com um jogo que me ajudou muito que se chama "Learn Japanese to Survive! Kanji Combat". Foi assim que notei que a "gamificação" ajuda no ensino principalmente em aprendendo outras línguas. Já o Kahoot! além de ser um jogo interativo ele permite atingir um publico de faixas etárias bem variadas tornando o ensino da língua mais fácil de se entender.
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